quarta-feira, 23 de abril de 2014

Expectativa



Não sei quando nem como começou. Mas confesso que nunca tive lá grande simpatia por essa palavra. 
EX PEC TA TI VA. 
Ex·pec·ta·ti·va: Substantivo feminino cujo o seu primeiro sinônimo é ESPERAR.
Depois de muito tempo ouvindo e sentindo o significado desta palavra, hoje resolvi aprofundar meu conhecimento (que era vago) sobre ela. E veja só. Eu estava certa.
Quem gosta de esperar? Acredito que ninguém. Talvez seja este o motivo da minha aversão.
Sempre achei ela um sinônimo bom de algo ruim.
Eu tenho verdadeiro pavor de esperar e odeio que esperem por mim. Acho mórbido e irritante.  
Mas mais irritante do que esperar, é ter EXPECTATIVA. Acho que de todas as expectativas  que criei, apenas 10% superaram a tal da ex-pec-ta-ti-va... Que também significa ESPERANÇA. 
Olha que contraditório, duas palavras  com significados que para mim são totalmente opostos, na verdade são SINÔNIMOS.
E faz sentindo, pois quando criamos Expectativas estamos na verdade depositando toda a nossa ESPERANÇA em uma ESPERA que na maioria das vezes termina em outra palavra que odeio, FRUSTRAÇÃO.
Entre ESPERAR, ESPERANÇA E EXPECTATIVA eu fico com a Esperança.
Esperança de que as esperas não sejam tão longas a ponto de virarem expectativa. E que essas sumam todas, de uma vez.
E vamos combinar, ser um substantivo feminino não deve ser coincidência!

Mayara Pandolfi

Nenhum comentário:

Postar um comentário